Registro de Marca

7 Riscos de não registrar a marca

Saiba dos 7 riscos em não registrar a marca no Brasil 2022


Se você está pensando em levar o sucesso de sua empresa adiante, conheça os riscos que a sua empresa corre ao optar por não registrar a sua marca e como isso pode afetar em médio e longo prazo, o planejamento estratégico da sua empresa. Leia também, o porquê você deve registrar a sua marca.

1- Vulnerabilidade, sem o amparo dos direitos de marca


Sua marca fica vulnerável quando não está amparada pelo registro legal de marcas brasileiro. Entenda que o registro da sua marca aprovado, dará a sua empresa direitos exclusivos do uso e você poderá usufruir dos benefícios, inclusive licenciar. Podendo franquear a sua marca com a segurança necessária.

2- É possível que outra empresa registre primeiro


É isso mesmo, infelizmente, esse risco pode acontecer. Mesmo que sua empresa seja mais antiga, se você não tem o certificado de registro exclusivo da marca, outra empresa pode fazer o registro primeiro. Você pode perder esse direito, se o pedido dessa empresa no INPI for deferido.

3- Afetar a reputação do seu negócio


A reputação se trata da imagem que as pessoas têm sobre a sua marca, o que está ligado ao seu crescimento. Qualquer fato reflete e impacta a imagem de um negócio. Mas ter que trocar o nome repentinamente ou enfrentar processos judiciais por direitos não é uma situação bem vista pelos stakeholders (todas as pessoas ligadas diretamente ou indiretamente ao seu negócio, sejam clientes, funcionários, sócios, acionistas e etc).

4- Prejuízo financeiro


Estruturar o branding de um negócio custa tempo e dinheiro. É um trabalho que demanda investimento em marketing, materiais publicitários, materiais personalizados com a sua marca. Mas não ter o certificado de registro de marca pode fazer todo esse investimento ir por água abaixo e ocasionar retrabalho e mais dinheiro para levantar outro nome de uma empresa.

5- Violações ao direito do uso com indenização


Utilizar uma marca já registrada significa violar o direito de uso e isso pode trazer problemas como processos judiciais e pagamentos de indenização. Se a empresa dona legal da marca ir adiante com o processo judicial, corre o risco de ter que pagar indenizações altas. Faça a consulta com nosso advogado de marcas da WSouza clicando aqui.

6- Perda do direito de uso


De acordo com a lei de propriedade industrial 9.279, quem registra primeiro é dono da marca. Fique atento (a) sobre a existência e registro do nome da empresa. Se uma empresa houver registrado primeiro, você terá que deixar de usar o nome ou os elementos dessa marca para evitar dores de cabeça.

7- O nome da sua marca pode ter dono


Escolher um nome forte para sua empresa é muito importante. Muitas pessoas escolhem nomes que já existem sem ter o cuidado redobrado. É importante fazer uma pesquisa previamente para saber se o nome da marca já está registrado por outra empresa. Entenda que essa pesquisa não deve ser feita somente nas redes sociais.

Você sabia que a WSouza Marcas e Patentes pode te ajudar com uma consultoria personalizada, além de fazer toda pesquisa necessária para sua empresa conseguir registrar a marca ou patente? Fale com a gente clicando aqui, pelo whatsapp.

Você será muito bem atendido (a) por uma empresa que já possui mais de 30 anos de mercado registrando marcas e patentes. Ficaremos muito felizes em te ajudar, conte conosco.

Leia mais artigos como esse